
A solenidade acontece nesta segunda-feira [20], às 14h, no Auditório da Seplag, no Centro Administrativo do Cambeba, com a presença do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e outras autoridade
A programação de lançamento inclui palestra do professor Valdemar Barros Filho, da Fundação Dom Cabral, que proferirá palestra sobre “Os Desafios da Gestão por Resultados gerando Valor Público”. O palestrante é professor convidado da FDC na área de Estratégia, já tendo atuado como Consultor Técnico do PAEX/CE – Parceiros para a Excelência. Foi Superintendente de Suporte Estratégico [Planejamento] e Coordenador da Área de Tecnologia do Banco do Nordeste.
Ao longo dos últimos quatro anos, o PCGP vem se tornando um aliado das organizações públicas que buscam melhoria na gestão, reconhecendo as instituições que mais se destacaram nos ciclos anteriores e estimulando as demais a aderirem a este movimento em busca da melhoria e inovação nos serviços públicos.
O secretário Eduardo Diogo destaca que “para a administração pública é fundamental o fortalecimento da gestão, ampliando a capacidade de atendimento pelo Governo das demandas da sociedade, com qualidade e eficácia”. Neste sentido, enfatiza o titular da Seplag o lançamento ocorrido em dezembro do ano passado da Agenda Comum de Gestão Pública – União e Estados, resultado de trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração [CONSAD] e Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento [CONSEPLAN]. O documento contempla dez eixos focados na melhoria da gestão pública brasileira.
O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública [MEGP – 500 pontos], garantindo assim a similaridade ao Prêmio Nacional da Gestão Pública [PQGF]. Podem concorrer entidades e órgãos públicos, de qualquer uma das três esferas de Governo.
PREMIAÇÃO A criação do PCGP tem um histórico iniciado em outubro de 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Ceará é o estado pioneiro ao ancorar o GesPública no Poder Executivo estadual. Ao assumir esse desafio, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.
Instituído em abril de 2009, o Prêmio representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará e está alinhado com a gestão contemporânea e responde às exigências próprias da natureza pública das organizações.
Criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o PCGP mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores públicos e privado em mais de 120 países.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Seplag