A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh] realizou, através da Gerência Regional de Crato, a reunião de alocação negociada de água do açude Tatajuba.
O evento aconteceu no dia 30 de julho, no Salão da Associação Comunitária do Sítio Tatajuba, no município de Icó.
O encontro teve início com a palavra da Técnica do Núcleo de Gestão da Cogerh de Crato, Maria Dasdores, que abordou o Diagnóstico Participativo realizado na Comunidade Tatajuba. O diagnóstico havia sido realizado através da aplicação de ferramentas orientadas à aprendizagem social, desencadeando uma série de ações voltadas ao uso consciente dos recursos naturais.
Dando sequência ao encontro o Coordenador do Núcleo Técnico da Cogerh de Crato, Antônio Ericson Onofre, apresentou um relatório técnico da Bacia do Salgado. O boletim apresentado contemplava o balanço de abastecimento e evaporação das águas do reservatório referente ao 1º semestre do ano, o histórico de 15 anos de recarga e consumo do reservatório e o histórico dos últimos 11 anos das preciptações. Ao fim da apresentação do relatório o Coordenador realizou uma simulação de esvaziamento do reservatório.
Em posse das informações apresentadas os usuários definiram que a vazão a ser liberada pelo reservatório durante o segundo semestre do ano será de 15 l/s, registrando em primeiro de Janeiro de 2014 o acúmulo de 30% de sua capacidade total de armazenamento.
O encontro contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água bruta.
* Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh