A Secretaria do Desenvolvimento Agrário está na lista das 12 instituições do Estado que foi certificada pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social com o status de tecnologia certificada.
A SDA, através da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário [CODEA], desenvolveu o projeto de tecnologia social de “ Resgate da Ancestralidade e Constituição Inicial do Território” em algumas comunidades do Estado.
O prêmio tem como objetivo identificar tecnologias sociais inovadoras, que promovam o envolvimento da comunidade, transformação social efetiva, e que sejam decisivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Para o coordenador da CODEA, Castro Júnior, esse tipo de tecnologia é muito importante para o desenvolvimento das comunidades “ A Tecnologia Social é extremamente importante, pois contribui com o desenvolvimento das comunidades tradicionais”, afirma.
O trabalho da tecnologia social é feito de acordo com a realidade e o tempo da comunidade, por isso esse trabalho de resgate é feito por pessoas da própria comunidade.
A atividade desenvolvida na comunidade pela CODEA passou por várias etapas, que vão desde a coleta de objetos significativos até a preparação para o dia da comunidade, que é quando os membrosse reúnem e apresentam os resultados em forma de um texto documento sobre a ancestralidade e território da comunidade.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário