
Foi discutido nessa terça-feira [1º] na sede do DNOCS em Fortaleza com os coordenadores do Departamento nos estados, o andamento da perfuração de poços, instalação de chafarizes, reservatório elevado de água, barragens subterrâneas e pequenas adutoras para o abastecimento domiciliar das famílias.
O diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior, e o diretor de Infraestrutura Hídrica, Glauco Mendes, colheram, na ocasião, dados sobre a execução do Programa Água para Todos, as pendências e o cronograma para realização dos serviços contratados.
Foram solicitadas pelo Diretor Geral informações dos coordenadores estaduais sobre a quantidade de poços perfurados em 2012, 2013 e 2014. O total em 2013 foi estimado em mais de 2 mil unidades. Só a CEST da Paraíba perfurou 343 poços, observou o diretor de Infraestrutura.
Kátia Távora, da Coordenadoria Estadual [CEST] de Pernambuco, observou que o Programa Água para Todos tem dado visibilidade ao DNOCS em área onde o Departamento não tinha ação. Segundo ela 30% dos poços perfurados em Pernambuco estão secos por motivo de super-utilização do lençol freático e de não ter havido recarga do manancial.
Um exemplo de sucesso foi citado pelo coordenador da CEST do Rio Grande do Norte, José Eduardo Alves. Segundo ele, os prefeitos têm elogiado a construção de 78 barragens subterrâneas, que beneficiaram 624 pessoas e já acumularam água com as chuvas recentes. A CEST-RN instalou 106 sistemas simplificados de abastecimento, que beneficiaram 17.524 pessoas, com mais de 300 Km de rede de distribuição de água.
O coordenador estadual do Rio Grande do Norte informou que em 80% dos sistemas as famílias já estão com água em casa na torneira. A meta prevista para a CEST foi superada - era de 70 barragens subterrâneas e 100 sistemas simplificados de abastecimento de água. No município de Equador, com população de 3 mil habitantes, que estava sob iminente colapso no abastecimento, foram instalados dois sistemas simplificados que atenderam 2 mil pessoas.
Em alguns estados a execução do programa se dá por dispensa de licitação devido ao decreto de emergência por motivo de seca e em outros, como é o caso de Pernambuco, por meio de licitação. A coordenadora da CEST de Pernambuco, Rosana Bezerra, informou que a execução do contrato com licitação foi iniciada em janeiro em quatro lotes com a meta de implantar em prazo de 180 dias 100 sistemas simplificados e 70 barragens, das quais 20 foram concluídas.
Os representantes da CEST do Piauí, Edson Pereira Morrês a Francisco Marne Martins, informaram que serão construídas cinco barragens subterrâneas, 113 poços profundos e 54 sistemas simplificados com poço, caixa d´água, adutora a bomba. A CEST da Paraíba licitou 45 barragens e está 22 sistemas simplificados de abastecimento com obras em andamento e outros 18 para dar ordem de serviço, informou o coordenador Solon Alves Diniz.
O coordenador da CEST de Minas Gerais, Gustavo Xavier Ferreira, informou que a demanda nos 80 municípios do Norte do Estado, área de atuação do DNOCS, supera mil poços. No Ceará, os pedidos por perfuração de poços somam 2.208, disse o coordenador estadual Falb Ferreira Gomes. Em Minas Gerais, pelo programa Água para Todos, foram contratados 47 sistemas simplificados e a perfuração de 86 poços, dos quais 65 já finalizados.
No Ceará, foram assinados dois contratos, um de perfuração de 183 poços com adutora e outro para a perfuração de 248 poços com chafariz. Com o contingenciamento, o total de poços com chafariz foi reduzido para 132 dos quais 50 foram com motobomba foram concluídos e 10 com adutora. A empresa aumentou de três para cinco as máquinas perfuratrizes. O contrato vai até maio.
Na Bahia, informa o representante da CEST, Raimundo Goethe Peixoto, está praticamente concluída a perfuração de 61 sistemas simplificados e a perfuração de 53 poços com chafariz. Em Sergipe, de acordo com Marcelo Moreira Rocha e Aécio Chaves da Silva, começou em fevereiro a instalação de 25 sistemas simplificados que vão beneficiar 4.600 pessoas e a perfuração de 35 poços que irão beneficiar 6.100 pessoas. Em Alagoas foram implantados 14 sistemas simplificados, informou o coordenador Paulo Maia de Souza Valente.
* Com informações da Divisão de Comunicação Social do Dnocs