
O crescimento do número de empregos foi proveniente principalmente da ampliação do comércio [+ 4.459].
Outros setores como serviços [+565], indústria de transformação [+ 461] e agropecuária [+ 155], também apresentaram saldos positivos, embora em menor quantidade. Em contrapartida, a construção civil registrou uma redução em 933 postos de trabalho.
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho [IDT], De Assis Diniz, “as informações sobre a geração de postos de trabalho dão sinais de recuperação do nível da atividade econômica, embora ainda muito centrada no setor terciário da economia, que normalmente apresenta maiores resultados com a chegada do final do ano".
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros onze meses do ano, houve acréscimo de 45.519 postos [+4,38%] e, nos últimos doze meses, verificou-se crescimento de 3,76% no nível de emprego ou a criação de 39.325 postos de trabalho.
A Região Metropolitana de Fortaleza registrou geração de 3.726 empregos formais [+0,47%] no mês de novembro. No acumulado do ano, a região metropolitana obteve a geração de 30.618 empregos formais [+3,95%].
* Com informações da Assessoria de Comunicação do IDT