Um projeto da Universidade Federal do Ceará [UFC] e outro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira [Unilab] foram aprovados no Programa de Consolidação das Licenciaturas [Prodocência], iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [Capes]. O resultado foi divulgado no último dia 19.
No total, foram aprovados 43 projetos de instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que irão atuar no aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura oferecidos.
“Projeto de fortalecimento da qualidade da formação docente” e “Saberes docentes, formação interdisciplinar e intercultural da Unilab” são os projetos aprovados da UFC e da Unilab, respectivamente.
O Prodocência tem como objetivo proporcionar a melhoria dos cursos de licenciatura e viabilizar o estudo e o desenvolvimento de novas formas de organização curricular para a formação de professores nas Instituições Públicas de Ensino Superior [IPES].
Além disso, visa à criação e o desenvolvimento de estratégias para o aperfeiçoamento profissional dos docentes das licenciaturas e à criação de metodologias inovadoras e materiais didático-pedagógicos para formação e atuação de professores.
* Com informações da Funcap