Na abertura da sessão plenária do último dia 23 de agosto, foi lido o projeto de indicação nº 143/13 , de autoria do deputado Wanderley Pedrosa [PTB], que dispõe sobre a criação de auxílio ao portador de deficiência, a ser concedido aos servidores públicos do Estado cujo filho [a] tenha problema físico, sensorial ou mental incapacitante e permanente.
O parlamentar justifica, no texto do projeto, que o portador de deficiência necessita de educação e cuidados especiais, terapias, fisioterapias, auxílio para locomoção e profissionais especializados, o que tem um custo mensal significativo para o seu responsável.
“Muitas famílias, diante de tais dificuldades e por não disponibilizarem de recursos suficientes para cobrir as despesas mensais, acabam negligenciando a área da educação, deixando, assim, de oferecer o suporte ao seu desenvolvimento”, ressalta o deputado.
Depois da leitura no Plenário, a matéria segue para análise da Procuradoria da Assembleia Legislativa. Na sequência, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovada, será encaminhada para votação dos deputados e sanção ou veto do Governo Estadual.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa